domingo, 26 de fevereiro de 2017

Gestão Desportiva e as Eleições

Tendo em conta o momento eleitoral que vivemos no nosso clube, e porque um dos principais ataques feitos a direcção atual é o do exponencial aumento de custos com o plantel da equipa de futebol, veio-me à memória um artigo do "Guardião da Diagonal" publicado em 5 de Novembro de 2016. Apesar de nesta data ainda nada se discutir sobre eleições, poderia perfeitamente ser de hoje e servir de resposta aos detratores do trabalho que vem sendo realizado ao longo destes últimos 3 anos.
Por isso o transcrevo com a devida vénia ao Guardião da Diagonal.

"Resultados da Gestão Desportiva do SCP

o Brutal Investimento no Plantel ?
com Bruno de Carvalho e Jorge Jesus


Quando se comparam os Investimento em Jogadores nos Clubes de Futebol e em especial dos 3 grandes é habitual a mistura de várias fontes de informação, clubites, diferentes períodos de tempo, etc. mas Os números oficiais declarados por cada SAD nos R&Cs são factuais.

O custo de aquisição de um Jogador, não é contabilizado no momento da compra mas diluído no tempo e a forma de comparar terá de ser pelo custo anual assumido em contas por Clube (Amortização plantel) e em cada época. Uma contratação de 20M com um contrato de 5 anos, acaba por ser reportado apenas como custo de 4M por cada ano. É esse valor que as SADs assumem no ano e são os valores reportados em R&Cs que irei utilizar. As suas contas oficiais publicadas.

Desinvestimento na realidade é do SCP de Bruno de Carvalho

também se Confirma que o SCP tem o menor investimento no Plantel e por Larga margem dos 3 Grandes
SLB mesmo após a saída de JJ continua a sua escalada em valor nas aquisições.
Então afinal era Jorge Jesus que gastava ou é o clube que gasta?

Nada como a visualização gráfica

SLB foi quem mais gastou no plantel nas últimas 4 épocas e novamente este ano 2016/2017 como ficará demonstrado na apresentação anual de contas com novo recorde de investimento. Este ano de 2016/2017 já tem mais 50M em compras de jogadores Julho/Agosto dos quais ainda não reportou qualquer custo e pelo Relatório e Contas também se sabe que ainda falta assumir como custos nas contas cerca de 120M de aquisições (valor líquido do activo intangível, plantel). O SLB continuará a ser, nos próximos anos, o que gastará mais no Plantel de Futebol e por larga margem, mesmo que passe a real investimento Zero nas contratações.

O FCP tentou acompanhar o investimento colossal do SLB no Plantel, mas com menos receitas correntes, com maior défice corrente e o aumento dos custos totais não foram compensados com aumento suficiente das receitas extraordinárias. Estando agora obrigado a contrair e a vender desesperadamente activos que o levará à diminuição da qualidade do plantel.

O que fica demonstrado é que dos 3 Grandes, o FCP e o SLB investem 3 e 4 vezes mais anualmente no Plantel do que o SCP de Bruno de Carvalho com Jorge Jesus, o mesmo se mantêm esta época e como tal, o SCP é aquele que tem o Plantel mais barato e continuará a ser.


Parte II

O Plantel do SCP


A diferença de qualidade do plantel do SCP vs adversários directos era gritante quando Bruno Carvalho assume a Direcção do SCP. Relembro a situação dos planteis dos 3 Grandes quando tomou posse em 27 de Março de 2013. (a situação inicial). O Sporting fez o seu primeiro jogo com este presidente no dia 1 de Abril em Braga ganhando Por 2-3 com 3 golos de Wolfswinkel que tinha sido vendido 4 dias antes da tomada de posse. O Sporting Clube de Portugal alinhou com: Rui Patrício,Cedric, Rojo, Ilori, Joaozinho, Dier, Rinauldo, A.Martins, Labyad, Wolfswinkel e Capel 

as equipas do Fcp Helton, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Moutinho, Varela, Jackson, James  e Slb eram na época Artur, Maxi, Luisao, Garay, Andre Almeida,Matic, Enzo Perez, Gaitan, Salvio, Lima, e Rodrigo, Aimar e Cardozo no banco

A qualidade do plantel, era muito abaixo do que se espera, nomeadamente quando a diferença de gastos com plantel não era assim tão significativa vs adversários. O SCP era em 2004 o clube que menos gastava e infelizmente mesmo com fraca capacidade de gerar receitas aumentou (erradamente) de forma Brutal as aquisições com as Direcções de JEB e Godinho, com os resultados que todos sabemos, mas mesmo assim continuou a ser a SAD que menos investia no plantel

Preocupante também, era o fraco número de jogadores com potencial para gerar mais-valias desportivas e financeiras, ao qual ainda se juntava a fraca percentagem de passes na posse do SCP,  assim como vários jogadores em fuga do Clube.

Para além de um Plantel bastante mais fraco vs os concorrentes esta Direcção estava perante uma situação financeira catastrófica e era obrigada assumir a contenção orçamental para a sobrevivência do SCP



Comparando com anteriores direcções do SCP, fica comprovado 
o Desinvestimento com Bruno de Carvalho

Existe uma corrente de pensamento que diz"para ver se pega" e "para atacar Bruno de Carvalho e Jorge Jesus", em aumento brutal de custos do SCP , do plantel caríssimo que o treinador exigiu,  aproximação à "gestão" de Godinho, etc.

A realidade é clara e quem ainda não percebeu e continua a bater a tecla com o aumento de custos na compra de jogadores  .... convêm rever o gráfico anterior, o passado recente e ver o mercado concorrencial onde estamos inseridos.  O SCP ainda está muito longe dos investimentos de JEB e Godinho e não chega a investir no plantel 1/3 dos seus concorrentes directos e mesmo assim com competitividade desportiva.


Mas para além das compras também convêm analisar as Vendas de Jogadores e Mais-valias realizadas que são receitas extraordinárias que todos os clubes necessitam para equilibrar as suas contas e nomeadamente para investir no plantel.

SCP
Mais Valias com Vendas de Jogadores

Qualquer um, observando o gráfico, chega à conclusão que o SCP não podia estar pior antes de Bruno de Carvalho e a capacidade de gerar receitas deste tipo era incomparavelmente inferior à dos rivais e insuficiente sequer para equilibrar o custo anual em jogadores quanto mais equilibrar contas ou comprar novamente mais jogadores mas continuavam a fazê-lo. Era urgente mudar, e...

Em 3 anos apenas, esta Direcção com Bruno de Carvalho já fizeram tanto em vendas quanto todas as outras Direcções juntas durante 14 anos (fonte R&Cs SCP SAD)

Para não ser injusto vamos contar acumulado das vendas(mais valias) desde 1998, só para ser mais equilibrado na comparação com esta Direcção,
  • 14 anos de anteriores Direcções      128M vendas        9M média ano
  •   3 anos de Bruno de Carvalho         125M vendas      31M média ano
  •   1 ano de Bruno Carvalho e JJ     >   60M vendas      60M média ano 

Assustador o passado e esclarecedora a comparação também.

Por isso quem fala em aumento de custos com Jorge Jesus e Bruno de Carvalho, tentando comparar o SCP actual com o nosso passado de Godinhos ou com os adversários directos, só pode ser por algo que não é suportado pelos R&Cs e mais por outro tipo de "contra-informação externa, interna" ou "outro sentimento".

Quem compra e vende jogadores são as Direcções e não Treinadores , esses podem escolher mas quem decide será sempre a Direcção. O Treinador pode ,pelo seu trabalho, potenciar jogadores e proporcionar maior cobiça do mercado. Se o trabalho já era meritório , após a chegada de Jorge Jesus a rentabilização dos Activos ainda disparou e Factos são Factos. Relembro que Sempre existiu formação, sempre existiram selecções, etc.

Investir, melhorando o plantel ao mesmo tempo que se diminui o risco financeiro global e garantindo as receitas necessárias não é Gestão Desportiva/Financeira imprudente mas sim Defender o SCP e o Futuro do SCP.

Mas não podemos contar também só as vendas isoladamente, porque tem de se descontar a esse valor o que se gastou na Compra de Jogadores.


Risco, Retorno e Liquidez

Quando se fala em investimento no Plantel de um Clube de Futebol tem de se pensar em 3 factores 

Quanto maior retorno se pretender mais é necessário investir, assim como assumir maior risco, mas nada disto se consegue sem liquidez inicial. Ser recompensado pelo risco equivale a ter sucesso Desportivo e Financeiro . O problema de correr mais risco é que em vez de Prémio pode-se passar a ter um Rombo Financeiro limitando cada vez mais a liquidez e a capacidade de correr novo risco. 

A liquidez é a facilidade com que podemos transformar um activo em dinheiro.  No caso dos clubes todos os anos precisam de gerar liquidez para cobrir o risco financeiro que correram. 

O retorno Financeiro é o que permite maior/melhor investimento que inevitavelmente permitirá mais risco e trará maior Retorno Desportivo e Financeiro novamente. Então qual tem sido o Retorno do SCP do investimento (Risco) que tem assumido?Teremos de analisar os Resultados da Gestão Desportiva.


Resultados da Gestão Desportiva Gestão Desportiva
= (Vendas - custo das vendas) Mais-valias – Amortizações (Compras).


Este é um dos pilares essenciais do negócio. E se alguma direcção teve situação inicial difícil foi esta. Bruno de Carvalho e esta Direcção demonstram que é possível ser muito mas muito mais eficiente. E nem vale a pena falar da Formação porque todas as Direcções e treinadores tiveram acesso, apenas não a rentabilizaram nem desportiva nem financeiramente.

O retorno que o SCP teve antes, em 14 anos de 227M investimento em jogadores 
foi perda de 81M, isto só na Gestão Desportiva com a compra e venda de jogadores .


4 anos de Gestão Bruno de Carvalho e 4 anos de Gestão Desportiva  Positivos  (R&Cs SCP SAD)
     Resultados Acumulados da Gestão Desportiva
  •  14 anos de anteriores Direcções         -81M de acumulado   - 5,7M ano
  •    3 anos de Bruno de Carvalho             26M       “                    8,6M ano     Dif. +14M ano
  •       se juntarmos este ano                   > 68M       “                  17,0M ano     Dif. +22M 

Agora imagine-se o que esta Direcção poderá conseguir a partir de agora com a base que criou.

Em apenas 4 anos e com a pior situação inicial de sempre conseguir anular o acumulado de 14 anos com prejuízos repetidos na Gestão Desportiva. Para quem ainda não percebeu é a diferença de ter um Presidente, uma Direcção competente e que sabe o que anda a fazer, um Treinador que valoriza os Activos, com Gestão Desportiva prudente e altamente ambiciosa...

Estes gráficos nunca deviam ser esquecidos por nenhum Sportinguista antes de fazerem determinados comentários sobre jogadores/ equipa / Jorge Jesus e especialmente sobre o Presidente e esta Direcção.

Hoje o Plantel, apesar das vendas necessárias realizadas, continua baseado na  Formação e  com jogadores de elevado potencial de retorno como Rui Patrício, William, Adrien, Gelson, Semedo (dois de JJ), Matheus em breve. Outros a acumular experiências e realidades diferentes (melhor do que ficarem na B ou no Banco de Suplentes) para poderem retornar ao clube como Palhinha, Iuri, Geraldes, Tobias. No plantel encontramos ainda valores reconhecidos e claras mais valias como Croates, Bas Dost, Bryan Ruiz, Bruno César.
Se em tão pouco tempo e depois de um passado recente miserável a todos os níveis, já fazemos frente aos concorrentes é fácil de perceber o "Medo" que este Projecto e esta forma de Gestão está a criar nos Adversários e porque também é tão apetecível este SCP".
 
Saudações leoninas

Sem comentários:

Enviar um comentário